Você sabe quais alimentos podem ser tóxicos para o seu pet?

Picture of Nathália Marques

Nathália Marques

A alimentação dos nossos cães ou gatos demanda muito cuidado e por isso, devemos estar sempre atentos à alimentos que podem ser tóxicos para o nosso amigão. Algumas frutas e alimentos saudáveis para nós tutores, podem não ter os mesmos benefícios para o organismo dos pets. É importante salientar, antes de mais nada, que a intoxicação vai depender da sensibilidade do pet e quantidade ingerida, sendo assim, não se desespere caso seu animalzinho tenha ingerido pequena quantidade dos alimentos listados abaixo.

Alimentos com potencial tóxico com comprovação científica/relatos:

🍫 Chocolate/café/chá preto/açaí (princípio ativo: metilxantinas e cafeína)

🍇 Uva

🌱 Plantas da família Allium cepa, como cebola e alho (princípios ativos: dissulfeto de alipropila e alicina)

🍈 Macadâmia

🥑 Abacate (princípio ativo: persina, que está presente em todo fruto)

🍋 Carambola (princípio ativo: carombixa)

🍻 Álcool (princípio ativo: etanol)

🍭 Xilitol

🍅 Legumes não maduros (princípio ativo: saloninas)

🥛 Leite: pets adultos não produzem a enzima lactase. Então a lactose não é digerida e puxa água para a luz do intestino, levando aos sinais (pode desidratar severamente, além de causar desequilíbrios eletrolíticos).

Além da lista de alimentos aparentemente saudáveis mas que podem ser tóxicos ao seu animal, é importante se atentar também aos perigos dos alimentos ultra processados. Deve-se evitar utilizar biscoitos, bolachas, bolos e congelados como petiscos. Alguns animais podem apresentar quadros de vômitos e diarreias ao ingerirem alimentos com os quais não estão acostumados e além disto, alimentos destes tipos podem levar a obesidade prejudicando muito a saúde dos nossos bichinhos.

Quais alimentos eu posso utilizar como petiscos?

Quem é apaixonado por pets sabe como é difícil resistir a carinhas super fofas pedindo um pedacinho da nossa comida, com isso, muitos tutores acabam cedendo e oferecendo uma beliscadinha da sua refeição para seus pets. Para você não ter mais problemas e cair na tentação, separamos uma lista de frutas e verduras que podem ser utilizadas como petiscos mas ATENÇÃO, de nada adianta oferecer alimentos saudáveis em grandes quantidades. As calorias vindas dos petiscos devem representar no máximo 10% da necessidade diária do animal, Ou seja, em dias de petiscos deve ser oferecido menos ração ou dieta caseira 😉

Exemplo: o animal que precisa de 100 kcal por dia (10 kcal no máximo deve vir de petiscos e o restante de alimento completo e balanceado)

Agora…vamos para lista!

TOP 1️⃣

🍅Tomate e Abobrinha: 15 calorias em 100 gramas

TOP 2️⃣

💚 Chuchu cozido: 19 calorias em 100 gramas

TOP 3️⃣

🤍 Couve-flor cozida: 19 calorias em 100 gramas

TOP 4️⃣

🥦 Brócolis: 25 calorias em 100 gramas

TOP 5️⃣

🎃 Abóbora moranga cozida: 29 calorias em 100 gramas

TOP 6️⃣

🍈Melão: 29 calorias em 100 gramas

TOP 7️⃣

🥕 Cenoura: 30 calorias em 100 gramas

TOP 8️⃣

🍓Morango: 30 calorias em 100 gramas

TOP 9️⃣

🍉 Melancia: 33 calorias em 100 gramas

TOP 🔟

🍊Laranja pêra: 37 calorias em 100 gramas

Cozinhe só na água, pode colocar sal e óleo/azeite MAS NADA DE CEBOLA E ALHO hein?

Atenção às lixeiras e alimentos caídos no chão

É muito comum vermos nossos bichinhos passando mal após uma festa ou churrasco em nossa casa, apresentando diarreia e vômitos. Infelizmente, muitas pessoas não se atentam aos perigos de alguns alimentos e acabam oferecendo para os nossos pets durante uma confraternização ou até mesmo, deixam cair no chão e acaba sobrando para nossos peludos. É importante alertar os convidados para que não ofereçam nenhum tipo de alimento e que tenham cuidado ao deixarem cair no chão, em alguns casos, é aconselhável até mesmo deixar o pet de fora da festa para proteger a saúde do animal.

Meu pet ingeriu grande quantidade de alimento tóxico, o que fazer?

Como salientamos anteriormente, o risco de intoxicação ou problemas mais graves após a ingestão de alimentos tóxicos, vai depender da quantidade ingerida. Induzir o vômito em pets só funciona se for logo após ingestão, então se você o viu ingerindo, apresse-se e insira os dedos na garganta do animal para induzir o vômito. Se a ingestão foi em menos de 1h, pode administrar carvão ativado em casa  como medida de emergência seguindo as quantidades que o fabricante recomenda mas o animal deve ser levado ao veterinário caso apresente sinais de intoxicação.

Alguns sintomas da intoxicação incluem:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Sialorreia (salivação excessiva)
  • Apatia
  • Dor abdominal
  • Convulsão (em casos mais graves)

Caso seu pet apresente alguns destes sintomas, principalmente se você não souber a causa ou alimento ingerido que possa ter causado isso, leve-o imediatamente ao veterinário.

Alguns cães possuem o sistema gastrointestinal sensível e podem apresentar alguns sintomas que não necessariamente configuram uma intoxicação e sim, outros problemas mais leves.

Meu pet está intoxicado: posso dar leite?

Na internet encontramos diversas dicas e receitas “infalíveis” em casos de intoxicação alimentar em pets. A mais famosa delas é administração de leite mas tomem muito cuidado! Como citamos anteriormente, o leite não faz bem para o organismo dos nossos bichinhos e podem até mesmo piorar o quadro de intoxicação!

Conclusão

Procurar alternativas na alimentação dos nossos pets é comum. Muitos tutores procuram alimentos mais saborosos para tirar o animal da rotina e para serem usados como petiscos em horas de lazer e aprendizado mas é nessa hora que a falta de informação pode acabar prejudicando nosso amigão. Tenha sempre em mente a lista de alimentos possivelmente tóxicos, evite alimentos ultra processados ou com alta quantidade de açucares. Deixe anotadinha a lista de frutas e verduras com baixo teor calórico que criamos para vocês e assim, manteremos nossos animais saudáveis e felizes.

Em dias de festas e confraternizações, não tenha vergonha e avise para os convidados para não ofertarem alimentos aos pets e para que atentem-se à lixeiras abertas e comidas que possam vir a cair no chão. A saúde e bem estar dos nossos animais devem vir em primeiro lugar.

As informações usadas neste texto foram escritas por @vetprapet

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Você também pode gostar....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *