Como ensinar seu cachorro a não morder?

Picture of Nathália Marques

Nathália Marques

Não existem dados confiáveis no Brasil, mas nos EUA a estimativa é de cerca de 4.5 milhões de pessoas mordidas por cachorros, com variados graus de gravidade, todos os anos. Cerca de 900 mil (20%) evoluem com infecção da ferida. Parece ser um número gritante, então como treinar um filhote para não morder? Existem muitas maneiras, mas neste artigo, a Frugau mostrará três métodos simples para evitar que seus cães contribuam para essa estatística de mordida de cachorro.

Por que seus filhotes fofos mordem muito?

Por que os cachorros mordem tanto? Como um bebê curioso e agitado, seu pequeno cão fofo pode morder tudo. Ele vê morder e morder como uma maneira de explorar o mundo ao redor. Além disso, na maioria dos casos, é normal que o seu cachorro continue a morder, especialmente quando está a passar por um processo de dentição desconfortável entre os 2 e os 3 meses.

Além disso, quando está perto de seus irmãos ou mães, seu filhote costuma usar os dentes para instigar brincadeiras e atenção. Se o seu cachorro se enquadra em raças de caça, ele está predisposto a caçar, beliscar e perseguir coisas em movimento rápido. Embora seus colegas e sua mãe possam ensiná-lo algumas coisas, agora você precisa continuar o processo, incluindo ensiná-lo a não morder humanos.

O que saber sobre a inibição da mordida?

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é ensinar seu filhote a controlar a boca ou, em outras palavras, conhecer alguma inibição de mordida. A inibição da mordida é uma resposta aprendida na qual um cão conscientemente mantém sua força de mordida sob controle.

Seu filhote provavelmente obtém uma base básica desse comportamento aprendendo com seus pequenos companheiros e mães. Quando os filhotes estão amamentando, sua mãe se levanta e sai se um filhote morder com muita força. E ao brincar com seus irmãos, os filhotes vão ganir e parar de brincar se um de seus irmãos ficar muito áspero.

Métodos para impedir que seu cachorro morda

Esse comportamento de morder é apenas temporário durante o desenvolvimento do filhote, embora exija que você gaste tempo e esforço para interromper esse hábito desagradável. Abaixo estão três maneiras para você treinar seu filhote a não morder.

Faça seu cachorro morder outros objetos

Se você quiser impedir que seu cachorro morda, vamos tentar o método de redirecionamento. Sempre que seu cão morde suas mãos ou pernas, você pode redirecionar sua atenção para outras coisas. Por exemplo, dê ao seu cão um brinquedo quando ele te morder. Você pode mover o brinquedo, fazer barulhos ou fazer qualquer coisa excitante para incentivá-lo a brincar com o brinquedo.

caso, devemos manter o mesmo grau de toque e foco. Mas, como cada animal de estimação é único e tem preferências variadas, deixe os gatos liderarem quando se trata de tocar ou acariciar.

Se ele não mostrar interesse, apenas ignore-o. Torne tudo chato ficando parado. Muitos optam por se afastar de seu filhote muito barulhento, o que só agrava o problema. Quaisquer objetos em movimento, como as pernas da calça, são mais atraentes para os filhotes do que algo parado.

Permita que seu cachorro se socialize mais

Permitir que seus filhotes se socializem mais com pessoas e outros cães pode ajudá-lo no treinamento de inibição de mordidas de filhotes. Muitos estudos revelaram que cães com socialização inadequada tendem a desenvolver problemas comportamentais. De acordo com o Animal Behavior College, os cães que recebem contato humano insuficiente quando filhotes são mais propensos a ter medo das pessoas mais tarde na vida. Assim, nunca é cedo demais para seus filhotes iniciarem a socialização.

A socialização não é apenas necessária para o desenvolvimento social do seu filhote, mas também facilita o treinamento de inibição de mordidas. Você pode deixar seus filhotes aprenderem com seus amigos. Os cães são animais de matilha por natureza, para que possam observar e aprender coisas rapidamente com seus pares.

Use a abordagem Clicker para inibição da mordida

É aconselhável usar uma abordagem de clicker para ensinar a inibição da mordida do seu cão, pois permite que você marque bons comportamentos de forma consistente. O próprio som do clicker pode funcionar como uma dica para que seu cão saiba que está fazendo algo certo. Ao colocar a mão ao lado do rosto dele, clique e dê um petisco se ele não te morder.

Lembre-se de clicar e dar um petisco ao seu cachorro para pequenas inibições e aumentar os estímulos passo a passo. Seu objetivo é ensinar seus cães exatamente onde estão seus limites. Se você for consistente, poderá ter sucesso em treinar seu filhote para não estender a mão e morder objetos em movimento.

Conclusão

Muitos de vocês podem optar por outros métodos, como latir para seus filhotes quando eles mordem para fazê-los parar. No entanto, seu grito mostra que seus filhotes estão machucando você. Esse método de latir pode não funcionar para todos os cães, porque alguns se sentirão superestimulados e os problemas de mordida pioram. Portanto, você deve usar esse método com cautela.

Em relação ao ensino da inibição da mordida, pode ser demorado e exigir sua paciência. Quer você adote o método de treinamento de redirecionamento ou clicker, você pode se sentir totalmente desencorajado no início. No entanto, treine seus filhotes gradualmente e eles entenderão como interagir com humanos sem usar seus dentes afiados.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Você também pode gostar....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *